Pedaços de qualquer coisa - O poema rasgado....na tela preenchida

quarta-feira, outubro 03, 2007

Complementos...




A face oculta de Mr.Brooks

Vi na segunda-feira o mais recente filme de Bruce A. Evans (Assassinos – 1995 com Banderas e Stallone) com o senhor Kevin Costner, que regressou na minha opinião aos grandes papéis. “A face oculta de Mr Brooks” é um filme que conta a história de um homem de sucesso que contém o vício de matar. À primeira vista parece um argumento pesado, mas ao longo do filme, Kevin Costner consegue que estejamos sempre do seu lado, compreendendo até de facto a sua necessidade em matar. No filme admiramos até a capacidade de análise que Brooks mantém, estudando a mente das pessoas em seu redor.

Mas a grande carta deste filme para mim, está na actuação de William Hurt (Filhos de um Deus Menor - 1986) que neste filme interpreta “Marshall” a espécie de “amigo imaginário” de Brooks, que acaba por ser a sua consciência ou o seu lado oculto personificado. Interessante os diálogos entre Brooks e Marshall, por vezes sarcásticas, por vezes semelhante a conversa de detectives, que juntos analisam pormenores para desvendar um crime. O que mais me fascina nesta relação, é a forma de como o diálogo fluí, de como se complementam no discurso sem nunca perdendo uma certa moderação no tom de voz, como se de dois irmãos se tratasse. Penso que é das duplas mais bem conseguidas dos últimos anos do cinema. Penso que nas nossas vidas profissionais buscamos sempre pessoas que de alguma forma fluam connosco e nos complementem no pensamento. Earl Brooks e Marshall são a minha dupla de referência. Antigamente eram Bud Spencer e Terence Will, mas andavam sempre à pancada e começaram a fazer filmes a solo. Houve então uma transformação de dupla para tripla, com os 3 mosqueteiros, que flúem como lendas pelo que simbolizam e fizeram. Já no campo profissional admiro bastante a relação que se criou entre Tom Cruise e Cuba Gooding Jr em “Jerry Maguire” e não menos importante o grande Anthony Hopkins e Brad Pitt em “Meet Joe Black?”.

Em Mr.Brooks esta dupla acerta em cheio, uma dupla de dois actores consagrados que fisicamente combinam num misto de charme e sabedoria.