Pedaços de qualquer coisa - O poema rasgado....na tela preenchida

segunda-feira, setembro 17, 2007

Retiro em Madrid








13-17/09/2007

O passeio de LAZER a Madrid foi muito mais do que isso à partida. Contacto com uma capital da qualidade de vida, das linhas promissoras de oportunidades por aparecer.

Sexta-feira 14, já tínhamos amanhecido em casa de Hugo, natural de Braga que se encontra a trabalhar em Madrid na área de consultoria bancária. O dia esteve reservado para a visita ao Museo Real Academia de Bellas Artes de San Fernando. A exposição temporária acabou por ser uma grande supresa…Ulpiano Checa, romantismo em diversas vertentes. Sábado, andámos pelo Thyssen, onde a cereja da viagem se encontrava, a exposição das últimas paisagens de Van Gogh. Um regalo iniciador de um dia ao nível dos seus ambientes…uma tarde no belo parque Retiro, onde andamos de barquinho e descansamos nos relvados. O dia terminava num apetitoso banquete de sushi. O último dia esteve reservado para o Reina Sofia, onde estão expostos importantíssimos quadros como o “Guernica” de Picasso, e um conjunto de obras dos surrealistas Salvador Dali, Óscar Dominguez e Magritte.

Madrid acaba por transmitir um conceito de cidade bastante diferente de Barcelona, uma luz entre serras, num jeito clássico de viver, um jeito entusiasmante de pensar…

6 Comments:

Blogger ana sofia santos said...

madrid deve ser mt bom...mas este ano houve um boom pra barcelona, falhas-te colega (inveja feia eu sei)
as filmagens vejo em casa...

8:01 da manhã

 
Blogger ppalrao said...

de que estas a falar colega?

8:10 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Foi um prazer a tua companhia na descoberta da magia de Madrid.
Já tinha estado na capital espanhola duas vezes, mas sinceramente, não me tinha cativado. Talvez porque tinha sempre como referência comparativa Barcelona. São, de facto, duas metrópoles completamente diferentes a todos os níveis, sobretudo urbanísticos e dos seus nativos (penso que Barcelona é uma cidade de pessoas descontraídas com a arquitectura “brincalhona” de Gaudí). Madrid só me conquistou à terceira visita, porque das primeiras vezes senti-me esmagada pela imponência dos seus edifícios e pela formalidade das pessoas. No entanto, desta vez e tendo como “guia” o Hugo que já vive na cidade madrilena à três meses, enamorei-me pelos lindíssimos jardins, muito bem cuidados por sinal, que pontuam a cidade e que convidam a agradáveis passeios; uma oferta cultural bastante rica, sobretudo em museus e festivais. As ruas são muito limpas e com passeios largos. Lamento apenas o facto, que Madrid estar rodeada por serras e não ter mar.
No final das contas encontrei a magia de Madrid na sua imponência das fachadas edifícios (maioritariamente neoclássicos), que tanto me assustavam no início e nas infra-estruturas urbanísticas que apelam à vida ao ar livre e na sua luminosidade curiosa.
Adorei estes dias, foi um verdadeiro privilégio viver a cidade com pessoas tão especiais como tu e a Tâmara e o Huguinho que passamos a conhecer e que nos acolheu com tanta hospitalidade.
Dorute.

7:08 da tarde

 
Blogger ana sofia santos said...

o amor é lindo :)

9:38 da manhã

 
Blogger ppalrao said...

...mas este não é convencional

12:40 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Gostei!
Já não tenho na memória as recordações de lá.

8:38 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home